domingo, abril 05, 2009

Literatura de Cordel na FLIP

É bonito de se ver como a literatura de cordel vai, aos poucos, conquistando o espaço e o respeito que lhes são devidos na literatura brasileira. E é exatamente através das obras para os jovens leitores que esta tendência se percebe com maior clareza. Autores como os incansáveis e talentosos irmãos Klévisson e Arievaldo Viana, do Ceará, por exemplo, têm publicado seus trabalhos, não só em seu estado de origem, mas também em grandes editoras do eixo Rio-São Paulo, além de terem seus livros selecionados em importantes programas de distribuição de livros infanto-juvenis como o PNDE, do Governo Federal.

Aliás, editoras de todo o Brasil começam agora a perceber o potencial do cordel na formação de jovens leitores. Prova disto é que a edição de 2009 da FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty, através de sua divisão infanto-juvenil, a FLIPINHA, resolveu incluir em sua programação um painel exclusivo para discutir o cordel na literatura infanto-juvenil. A mesa terá a participação do excelente artista Jô Oliveira (que ilustrou inúmeros textos de cordel, entre eles uma recriação do famoso romance do PAVÃO MISTERIOSO, adaptado por Arievaldo Viana) e do escritor e ilustrador Fábio Sombra, que com apenas duas de suas obras de cordel infanto-juvenil já vendeu mais de 35.000 exemplares e conquistou prêmios importantes como o selo de "altamente recomendável para o jovem" da FNLIJ - Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e teve suas obras selecionada para dois PNBES.

Em sua apresentação, Fábio Sombra, que é membro da ABLC - Academia Brasileira de Literatura de Cordel, também irá destacar o importante papel desta instituição na luta pela valorização do cordel no Brasil, bem como comentar com o público sobre outras iniciativas pioneiras no uso do cordel na escola, como, por exemplo o projeto ACORDA CORDEL EM SALA DE AULA, de Arievaldo Viana.

Na foto: folhetos de cordel na sede da ABLC, no bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

adorei, seria possível uma ajuda para um evento cultural sobre cordel? carolguimaraes@superig.com.br