quinta-feira, junho 17, 2010

Lançamento do livro "João Valente" no Salão da FNLIJ

Dia 14 teve lançamento do livro João Valente no Salão do Livro Infanto Juvenil, aqui no Rio. Conversei com uma enorme plateia de crianças da rede pública e fiz uma leitura do livro, entremeada de perguntas e com muita participação dos jovens leitores.

É fascinante observar como esta história, escrita na Hungria, no século 19, traduzida por mim e adaptada para versos de cordel, consegue manter toda a sua magia e fascínio. É o que costumo dizer:

"Muda-se a forma, mudam-se os tempos, mas uma história, quando é boa de verdade, suplanta todas estas barreiras e se torna eterna. É o que chamamos de "clássico"
.

Um comentário:

Isabel da Costa disse...

Fábio,
Acabei de ler o seu JOÃO VALENTE e adorei! Parabéns e obrigada por ter trazido até à língua portuguesa este clássico húngaro. Uma verdadeira delícia que não vou deixar de estudar com os meus alunos. Comecei a lê-lo à minha filha de 7 anos que no início me disse «Oh, não, mais um livro em poesia...», mas depois fui lendo, explicando... e lendo mais e mais e... depois já só ouvi «Mamã, continua, vá!». E quando Iluska... enfim, você sabe a que me refiro, a lágrima estava no canto do olho para só desaparecer junto do lago! Lindo mesmo. Valeu!
IC